Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
e eu sou uma Peixe Frito com tendências a roçar o vegetarianismo, fora os dias em que não resisto a uma costoleta de vitela grelhada na brasa
Happy days <3
Não tenham a mínima dúvida que panela de brigadeiro é qualquer coisinha. Desde piquena, que via nas revistas da Turma da Mônica, a Magali a enfardar brigadeiros como se não houvesse amanhã e me perguntava que raio era aquilo? Cá por Portugal, não eram necessariamente famosos e ainda nem havia hábito desse doce demoníaco marcar presença nas nossas festinhas infantis. Pelo que, apenas me restava a imaginação.
Verdade, que anos mais tarde, tirei a barriga de misérias! Deus lembrou-se das minhas preces (que não fazia, mas fica a intenção) de choramingar por brigadeiros e estes começaram a dar o ar da sua graça, por aí. Santa mãe Peixa, que me comprava sempre um mega brigadeiro quando ia a um determinado café, com o qual eu me regalava até à quinta casa.
Adulta, decidi não depender de ninguém, nem de Deus, nem da mãe Peixa nem do homem do café que às vezes tinha os brigadeiros esgotados! Vai de andar à cata de uma receita de brigadeiros que me enchesse as medidas! - literalmente e perigosamente, pode mesmo encher as medidas, fazendo a roupa encolher por magia. A culpa é da máquina de secar, que encolhe as roupas todas, a desgraçada, é agora dos brigadeiros. Injustiça!
Um dos doces pelos quais eu sou mais conhecida, é mesmo pelos brigadeiros. (juuuura? Ia-se lá imaginar isso - dizem vocês)
São mega simples de fazer. Apenas precisam de alguma paciência de deixarem a massa cozinhar correctamente e muita mas muita força de vontade! Resistam a meterem uma colher na panela e tragarem aquilo tudo até o último suspiro da panela, queimando a língua e tudo (vale a pena... vale a pena!!). Não façam como uma amiga que tive, que nem deixou a massa espessar e depois disse-me: Ó Peixa... devo ter-me enganado nas doses. Aquilo não dava para fazer bolinhas! e eu: Quanto tempo cozinhaste a massa? Ah... erm... não resisti muito tempo... ao fim de cinco minutos já me apetecia comer brigadeiros e tirei a panela do lume.
Pois bem meus queridos, não há milagres. Tudo leva o seu tempo.
Sim, sei que não é uma receita saudável, mas vá... Uma gordice de tempos a tempos, mega calórica, faz bem à alma, ao colesterol (que aumenta), aos diabetes (que disparam) e ao coração (que lhe pode dar um fanico de emoção por algo tão divinal).
Brigadeiros de chocolate
(imagem "pedida" emprestada daqui)
Ingredientes:
3 colheres de sopa de chocolate / cacau em pó
1 colher de sopa de manteiga amolecida
1 lata de leite condensado média
Confetis de chocolate q.b.
Manteiga q.b.
Como se faz?
Atar tudo e botar ao fumeiro!
'Tou a brincar. Vamos lá! - até porque como se ataria o leite condensado Peixa? Dahhhh
Em lume brando, coloca-se o leite condensado. Adiciona-se o chocolate em pó, mexendo bem para não ganhar grumos e junta-se a manteiga. Uma bela mexidinha, para tudo ficar bem misturado e ficamos ali... a mexer pacientemente a massa até esta cozer. Sempre em lume brando. Como saber se está pronto? Eu gostava de dar um tempo, talvez uns 10 minutos mas meus queridos do coração, tudo depende. É fácil de ver quando a massa está no ponto, fica espessa, cola às costas da colher de pau, se passarmos com a colher de pau no meio da panela atravessando a massa, ela faz o ponto estrada. Ou até quando a mexemos, em volta da panela, ela despega bem da panela. Uma coisa que costumo perguntar a quem me pede a receita, é se alguma vez comeu papas de farinha maisena ou de farinha amparo. E porquê? Fica aquela espessura típica dessas papas, por cima. Exemplo:
(imagem gamada daqui)
Não com tanto ar "emborrachado", mas daquele género... entendem? Conseguirão perceber perfeitamente, quando chegar ao ponto.
Depois, é só colocar numa travessa a arrefecer, para não queimarem os dedinhos. Tentem que seja num recipiente raso, para arrefecer mais rápido e para ser mais fácil para fazer as bolinhas - há quem use duas colheres e vá fazendo as bolinhas mas olhem... mariquices dessas não resultam comigo e vai à mão mesmo.
Quando a massa tiver arrefecido, somente untem as mãos com manteiga para o brigadeiro não aderir e vão formando bolinhas, que depois passam por confetis de chocolate e reservam em forminhas de papel. Colocar no frigorífico depois de feitos.
Et voilá!
Espero que gostem... que eu adorooooo!!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.