Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Brigadeiros de chocolate

cozinhado por Peixe Frito, em 26.04.18

Happy days <3

0c8464a16667af811fb191e0a71a2226.jpg

 Não tenham a mínima dúvida que panela de brigadeiro é qualquer coisinha. Desde piquena, que via nas revistas da Turma da Mônica, a Magali a enfardar brigadeiros como se não houvesse amanhã e me perguntava que raio era aquilo? Cá por Portugal, não eram necessariamente famosos e ainda nem havia hábito desse doce demoníaco marcar presença nas nossas festinhas infantis. Pelo que, apenas me restava a imaginação.

Verdade, que anos mais tarde, tirei a barriga de misérias! Deus lembrou-se das minhas preces (que não fazia, mas fica a intenção) de choramingar por brigadeiros e estes começaram a dar o ar da sua graça, por aí. Santa mãe Peixa, que me comprava sempre um mega brigadeiro quando ia a um determinado café, com o qual eu me regalava até à quinta casa.

Adulta, decidi não depender de ninguém, nem de Deus, nem da mãe Peixa nem do homem do café que às vezes tinha os brigadeiros esgotados! Vai de andar à cata de uma receita de brigadeiros que me enchesse as medidas! -  literalmente e perigosamente, pode mesmo encher as medidas, fazendo a roupa encolher por magia. A culpa é da máquina de secar, que encolhe as roupas todas, a desgraçada, é agora dos brigadeiros. Injustiça!

Um dos doces pelos quais eu sou mais conhecida, é mesmo pelos brigadeiros. (juuuura? Ia-se lá imaginar isso - dizem vocês)

São mega simples de fazer. Apenas precisam de alguma paciência de deixarem a massa cozinhar correctamente e muita mas muita força de vontade! Resistam a meterem uma colher na panela e tragarem aquilo tudo até o último suspiro da panela, queimando a língua e tudo (vale a pena... vale a pena!!). Não façam como uma amiga que tive, que nem deixou a massa espessar e depois disse-me: Ó Peixa... devo ter-me enganado nas doses. Aquilo não dava para fazer bolinhas! e eu: Quanto tempo cozinhaste a massa? Ah... erm... não resisti muito tempo... ao fim de cinco minutos já me apetecia comer brigadeiros e tirei a panela do lume.

Pois bem meus queridos, não há milagres. Tudo leva o seu tempo.

 

Sim, sei que não é uma receita saudável, mas vá... Uma gordice de tempos a tempos, mega calórica, faz bem à alma, ao colesterol (que aumenta), aos diabetes (que disparam) e ao coração (que lhe pode dar um fanico de emoção por algo tão divinal).

 

Brigadeiros de chocolate

o-tuga-brigadeiro-portugueses-portugal.png

(imagem "pedida" emprestada daqui) 

 

Ingredientes:

3 colheres de sopa de chocolate / cacau em pó

1 colher de sopa de manteiga amolecida

1 lata de leite condensado média

Confetis de chocolate q.b.

Manteiga q.b.

 

Como se faz?

Atar tudo e botar ao fumeiro!

'Tou a brincar. Vamos lá!  - até porque como se ataria o leite condensado Peixa? Dahhhh

 

Em lume brando, coloca-se o leite condensado. Adiciona-se o chocolate em pó, mexendo bem para não ganhar grumos e junta-se a manteiga. Uma bela mexidinha, para tudo ficar bem misturado e ficamos ali... a mexer pacientemente a massa até esta cozer. Sempre em lume brando. Como saber se está pronto? Eu gostava de dar um tempo, talvez uns 10 minutos mas meus queridos do coração, tudo depende. É fácil de ver quando a massa está no ponto, fica espessa, cola às costas da colher de pau, se passarmos com a colher de pau no meio da panela atravessando a massa, ela faz o ponto estrada. Ou até quando a mexemos, em volta da panela, ela despega bem da panela. Uma coisa que costumo perguntar a quem me pede a receita, é se alguma vez comeu papas de farinha maisena ou de farinha amparo. E porquê? Fica aquela espessura típica dessas papas, por cima. Exemplo:

19256598_dkloN.jpeg

(imagem gamada daqui)

Não com tanto ar "emborrachado", mas daquele género... entendem? Conseguirão perceber perfeitamente, quando chegar ao ponto.

Depois, é só colocar numa travessa a arrefecer, para não queimarem os dedinhos. Tentem que seja num recipiente raso, para arrefecer mais rápido e para ser mais fácil para fazer as bolinhas - há quem use duas colheres e vá fazendo as bolinhas mas olhem... mariquices dessas não resultam comigo e vai à mão mesmo.

Quando a massa tiver arrefecido, somente untem as mãos com manteiga para o brigadeiro não aderir e vão formando bolinhas, que depois passam por confetis de chocolate e reservam em forminhas de papel. Colocar no frigorífico depois de feitos.

Brigadeiro-1024x692.jpg

Et voilá!

Espero que gostem... que eu adorooooo!!

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

De Existe um Olhar a 04.10.2018 às 19:57

Fiquei a salivar, ainda bem que não sou gulosa, mas nunca se sabe se um dia não precisarei de vir aqui ver a receita para fazer para os gulosos que me visitarem
Imagem de perfil

De Peixe Frito a 10.10.2018 às 09:58

Olá!
É mega fácil... fazes uma vez e decoras, acredita eheh
Muitas beijocas docess

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D