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"Pudim" de chia e matcha

cozinhado por Peixe Frito, em 11.04.18

Como com muitas coisas na vida que eu aprecio do coração de degustar, o chá verde matcha é sem dúvida algo que se encontra no meu top 5. Encontram-se receitas maravilhosas com este ingrediente. Confesso que ao início fiquei renitente: "eish, fazer receitas com matcha. Deve ser um belo desperdício de chá e deve ficar uma bela nhanha." Não podia estar mais enganada em relação a isso. Já experimentei uma receita "minha", inspirada por algo que vi aí pela net: muffins de chá verde matcha com nozes picadas. Acreditem, irão amar como eu. Posteriormente, postarei essa receita e logo me dirão.

 

Agora, um pouco sobre o matcha.

Consiste num chá verde, originário do Japão, e é apresentado sob a forma de um pó esverdeado. 
Os chás são ótimos aliados da perda de peso. Durante muito tempo, um dos mais consumidos para atingir esse objetivo foi o chá verde, devido às suas propriedades termogénicas, ou seja, de aceleração do metabolismo. 
O matcha, assim como o chá verde e o chá preto, é extraído da planta camellia sinensis. A diferença entre os tipos de chás extraídos dessa mesma planta são elementos como a fermentação e maturação das folhas. O matcha é obtido a partir das folhas mais jovens do chá verde, originadas de plantações protegidas da exposição solar. Após recolha, as folhas são trituradas muito lentamente num moinho de pedra, até que estejam reduzidas a pó.
O pó é mais concentrado que os outros chás provenientes da camellia sinensis, ou seja, possibilita resultados mais rápidos. Para além de ajudar no emagrecimento, o matcha tem outros efeitos positivos no organismo, como na redução dos níveis de colesterol, na prevenção do cancro, entre outros.

(fonte)

E alguém sabe os seus benefícios? 

1) Efeitos calmantes: a alta concentração de L-teanina no Matcha é uma aliada e tanto para combater o stress mental e psicológico.

2) Vitalidade: sabe aquele vigor de que precisamos eventualmente no meio da tarde, quando bate um sono? O Matcha tem alto poder revitalizante, ajudando na concentração. 

3) Protege a saúde: uma chávena de Matcha contém 10 vezes mais antioxidantes do que a mesma quantidade de chá verde a granel de alta qualidade. O que significa que estamos diante de uma bebida que é um poderoso reforço na luta contra os radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce. 

4) Poder diurético: o Matcha contribui para a diminuição da retenção de líquidos no nosso organismo, o que é uma ajuda e tanto para eliminar inchaço em várias partes do corpo.

5) Sacia a fome: devido à presença de um antioxidante que estimula a libertação de uma hormona chamada CCK (colecistocinina), a bebida ajuda a enviar ao nosso cérebro a informação de que o estômago está cheio e conferir a sensação de saciedade.

(fonte)

Quanto a mim, eu consumo-o mesmo porque adoro aquele sabor típico e porque sou uma cházeira assumidíssima. Não foi necessariamente pelas propriedades terapêuticas: mas se faz bem, melhor ainda!

 

E a receita Peixa, gaja?

ChiaPud-4.jpg

(foto palmada daqui)

Antes de tudo devo adverter queeeee tenham moderação a ingerir as sementes de chia. Por muitas propriedades belas e amarelas que elas tenham, nunca devem ser consumidas sem serem "ensopadinhas" primeiro, dado que podem inchar dentro do vosso organismo e entupir os canais digestivos, especialmente o canal excretor... se é que me entendem. Okay, é preciso abusarem na chia mas ainda assim, sempre demolhadas primeiro, está bem? Segundo, o excesso de consumo de chia, pode originar em constipações intestinais e diarreias. Bem como dores abdominais. Por isso pessoal, é muito benéfica, mas moderada. Nada de comer chia diariamente como se fosse um snack.

 

Posto isto, vamos lá então falar da receita. Para mim, é ideal para ir consumindo nos lanchinhos durante o dia: a meio da manhã ou a meio da tarde. Há quem goste de comer ao pequeno almoço, é como tudo: vocês logo sentirão quando é para vocês a altura do dia para fincarem o dente a este "pudim" de chia e matcha. E em relação aos ingredientes, não são obrigados a usar tudo vegetariano ou vegano. Dá para adaptar conforme a vossa alimentação. O importante é dar-se um resultado que apreciem e seja saudável.

 

Pudim de chia e matcha

 

Ingredientes

1 chávena de leite (soja/amêndoa/côco/vaca)

2 colheres de sopa de agave (pode ser mel/stévia/açúcar)

1 1/2 colher de sopa de chá verde Matcha em pó

1/4 chávena de sementes de chia

 

Numa pequena taça, misture o matcha com o leite, mexendo bem para não ficar com grumos. Adicione o agave (mel/stévia/açúcar) e misture bem. Junte as sementes de chia, dê uma mexidinha e coloque nos recipientes finais de consumo. Deixe repousar de um dia para o outro - fazer à noite e no dia seguinte de manhã já está pronto a levar uma trinca. Pode colocar topping: seja fruta fresca a gosto, como mirtilos, framboesas, morangos, granola e muesli a frutos secos como nozes, passas, cajus ou até côco ralado - Dica: frutos secos são sempre consumidos ou demolhados ou tostados, para permitir uma melhor absorção dos nutrientes pelo nosso organismo.

Eu costumo fazer esta receita sem ser com matcha por vezes, substituindo o matcha por côco ralado.

Obs.: Não coloquem este "pudim" a cobrir totalmente o recipiente final pois as semente hidratam e incham. Certifiquem-se sempre que deixam espaço para não transbordar o conteúdo depois de demolhadas.

E usem recipientes pequenos. Tipo boiãozinho de fruta. Dada a situação do consumo excessivo da chia.

Matcha-Chia-Pudding-Motive-Nutrition--683x1024.jpg

(imagem palmada daqui)

 

Et voilá! Espero que gostem!!

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